#lifestyle

A IMPORTÂNCIA DO ÓCIO CRIATIVO

Há um breve tempo atrás eu escutava muitas pessoas dizer: “Eu não tenho tempo pra nada, pois trabalho muito”; “Eu não tenho descanso”; “Trabalho sem ter folga”. Isso gerou problemas de ordem psicossocial gigantesco, na grande maioria das pessoas, nos quais afetou a qualidade de vida, incluindo sua convivência com a família.

Atualmente, no cenário em que estamos vivendo com a pandemia do Covid-19, quando tudo está restrito e precisamos nos resguardar, o ócio criativo tornou-se fundamental para reequilibrar as estruturas mentais dos nossos pensamentos e então agir com mais exatidão, sem sentir-se no automático.

Já vi vários exemplos de pessoas, que pararam metade das exigências e funções profissionais, para relaxar os pensamentos por um tempo e quando retornaram estavam mais criativas.

Então o que é ócio criativo

O Ócio Criativo segundo Domenico di Masi, sociólogo italiano é:

É desenvolver a arte de viver e fazer pouca distinção entre o trabalho e o tempo livre.”

” Almejar, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo.”

A tese do Ócio Criativo é a de que as pessoas não precisariam se matar de trabalhar mais que oito horas por dia, fechados em ambientes hostis e mais…Levar trabalho para casa.

Graças ao avanço da tecnologia permitiu à humanidade que se libertasse de tanto trabalho e aproveitasse melhor o tempo livre.

O Ócio Criativo nada mais é que uma tese, no qual prova a melhoria no trabalho usando o tempo livre para criar novos Hobbys (fazer outras “leituras” da vida)

Também defende com ardor o trabalho à distância, reduzindo o excesso de procedimentos e tarefas.

” As empresas seriam mais criativas, mais produtivas e reduziriam despesas. Os trabalhadores teriam mais tempo para a vida pessoal, revitalizariam seus relacionamentos com a família, com o bairro, com a cultura, alimentariam a própria criatividade.”

Mesmo o Home Office sendo defendido pelo sociólogo, com toda a tecnologia disponível, continuamos trabalhando como operários de uma fábrica de linha de montagem do século XVIII.

O trabalho (empresa função) não deve produzir medo e infelicidade, pois como consequência irá despertar raiva nas pessoas.

O Sociólogo e Autor de O Ócio Criativo adota o estilo de vida que prega. Montou o escritório de sua própria empresa no andar de baixo da casa onde mora. Trabalha com colaboradores a distância e afirma que, quando dá na telha, a equipe sai para passear pelas ruas de Roma. Não há muita distinção entre trabalho e lazer.

Acredito que a teoria é bem mais bonita que a prática. O Home Office, mesmo pra quem é disciplinado, traz armadilhas, pois muitas vezes o trabalho mistura-se com nosso tempo livre, fazendo desaparecer o limite entre estudo, trabalho e lazer.

Lembre-se: Ócio Criativo não é ficar sem fazer nada. Você pode ficar de pernas para o ar, mas fazendo algo que te exija atividade de pensamento, criatividade e inovação. É qualidade de vida. Pense nisso!

Um abraço ✨✨✨✨

⚜️⚜️ ✧:.。.𝑅𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙 𝐵𝑎𝑟𝑐𝑒𝑙𝑙𝑜𝑠.。.:✧⚜️⚜️

Carpe Diem blog está no pinteres
Carpe Diem está no Pinterest
Publicidade

2 comentários em “A IMPORTÂNCIA DO ÓCIO CRIATIVO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s