Sem categoria

CONVERSANDO SOBRE O AZEITE DE OLIVA


Na hora de escolher o azeite de oliva ou óleo de oliva, vem a dúvida: virgem, extravirgem, Italiano, Espanhol, Português, Grego e agora o Brasileiro…Posso usar para tudo na cozinha?

A verdade é que o mundo do azeite de oliva ou óleo de oliva, como tantos outros da culinária, é cheio de informações e até ficam defasadas com o tempo e acabam nos confundindo.

Sabemos que o azeite de oliva extravirgem é uma das muitas excelências da gastronomia. Mas não é apenas bom em sabor, é também um concentrado de saúde. Rico em antioxidantes, ajuda a manter o açúcar no sangue e o colesterol sob controle e retarda o envelhecimento das células.

É bom saber, antes de mais nada, que a azeitona ( oliva) é uma fruta e o azeite de oliva é o único que se obtém dos frutos e não das sementes.

DADOS SOBRE A ACIDEZ

Uma boa dica é comprar o azeite com baixa acidez entre 0,1% e 0,3%. É uma informação que nem todos os produtores mostram no rótulo, mas é importante porque indica uma baixa oxidação da gordura. Porém o parâmetro de acidez pode ser manipulado químicamente, o melhor mesmo é observar a data de envase, se possível, da extração.

E saber quando é a safra no local de origem: por exemplo, na Itália ou Europa em geral, a extração é entre Outubro e Dezembro. No Brasil está ocorrendo entre Fevereiro e Março.

MAS NO BRASIL AS OLIVEIRAS DÃO FRUTOS?

Mesmo ainda sendo um cultivo relativamente pequeno no Brasil, e pouco explorado, através de pesquisas foi possível chegar a frutos de qualidade na região sul, por ser mais frio que outras regiões. Vale lembrar que as oliveiras são árvores de origem mediterrânea, e gostam de altitude e frio.

ENTÃO OS AZEITES EUROPEUS SÃO OS MELHORES?

O melhor azeite do mundo é o que tem tempo curto entre colheita, extração e consumo. Claro que o azeite nos países de clima mediterrâneo como a Itália, são produtos de oliveiras cultivadas há mais de 6 mil anos.

Mas o que você precisa saber é que o melhor azeite é o mais fresco, pois o azeite é como o suco de qualquer outra fruta, Então, colheu já deve acontecer a extração.

O AZEITE DE OLIVA PODE SER ESQUENTADO?

O azeite de oliva pode ser usado para cozinhar sim, Pode até usar para fazer frituras. “O azeite não só não perde as propriedades como pesquisas mais recentes mostraram que as características boas do azeite – os biofenóis – são transferidas para a casquinha de frituras por imersão.

Suco da oliva recém extraído

OPTE POR GARRAFAS DE VIDRO

Plástico e outros recipientes porosos são ruins para o azeite.

O vidro não absorve e não libera substâncias, assim quando é escuro protege o azeite da luz.

E também as latas são ótimas opções.

Azeite extravirgem é para finalizar e temperar e os outros para cozinhar?

Pode usar qualquer um para cozinhar ou outra finalidade.

Entre virgem e extravirgem, ambos têm benefícios à saúde. Mas o extravirgem tem mais biofenóis e costuma-se consumí-lo “a crudo”, ou seja, para finalização dos pratos.

Artigo feito com amor e carinho para todos. 🌿🌿 Um grande abraço 🍀🌻


Referências deste artigo:

Conselho Oleicola Internacional

Dra Alissa Mattei (Química Agroalimentare a Gavorrano GR)

Produtor Regional da Toscana Guerrisi

Publicidade

2 comentários em “CONVERSANDO SOBRE O AZEITE DE OLIVA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s