#lifestyle

COMO FAZER UMA MINI HORTA

Quem não gosta de um temperinho colhido na hora. Um cheirinho irresistível de dar água na boca e ainda deixar a comida mais apetitosa. As mini hortas em casa, apartamento, terraço ou na cozinha são a super tendência de levar natureza e sabor genuíno para sua vida.

As vantagens de ter uma mini horta em casa não é somente estática ou econômica: hoje em dia está bem complicado consumir produtos que não contenham agrotóxicos, porém, com uma hortinha de temperos ou mini horta ao seu alcance, é possível saber como a planta foi cultivada. E ainda sentir-se seguro que você e sua família estão ingerindo algo de qualidade.

Neste post, você vai ver como fazer uma mini horta, de forma muito simples.

As únicas exigências que você precisa ter mais atenção com as plantinhas, é com a água e luz. Outros procedimentos como trocar a terra e incluir compostagem nos vasinhos, poderá fazer a cada troca de estação ( a cada três meses)

Cultive uma alimentação saudável

Cultivar temperos e ervas aromáticas em casa ou apartamentos é possível sim! Basta ter imaginação e criatividade. Fazer um cantinho cheio de personalidade é muito gratificante.

Pensando nisso relacionei 6 temperos básicos que são fáceis de cultivar e fazem toda diferença na sua alimentação.

Alecrim

De origem mediterrânea, o alecrim é uma planta rústica e que vive muito bem em climas quentes e terrenos mais arenosos. Ele não precisa de água em abundância para viver e é bem resistente. É muito utilizado em preparos de carnes e molhos em geral.

Hortelã

Erva extremamente aromática, essa é a hortelã, uma ótima opção para a horta em casa. Sua raiz, se espalha rapidamente, e seu aroma forte podem prejudicar o crescimento das outras plantas . Sendo assim, o ideal é que a hortelã seja plantada em um vaso ou espaço separado de outras plantas.

Salsa

Outro tempero muito comum na culinária é a salsa, que gosta de climas mais amenos e suporta bem ambientes com menos sol em que haja um pouco de sombra. Ainda, tenha em mente que a salsa gosta de solos com boa drenagem e irrigação diária.

Orégano

Orégano lembra… pizza! Mas este tempero também dá um toque especial nos pratos com assados e molhos. Ele adapta-se muito bem a climas mais amenos, mas não abre mão do sol. Ah! Vale lembrar que, quando seco, o orégano pode ser guardado dentro de vidrinhos, e você terá tempero por um longo tempo.😉

Manjericão


O manjericão é uma planta muito versátil, utilizada em diversos pratos. Ele se adapta muito bem a climas mais quentes e gosta de bastante sol. Para mantê-lo, as regas devem ser constantes e moderadas. Uma dica importante: as flores do manjericão “roubam” a força da planta e devem ser cortadas com tesoura.

Cebolinha

A cebolinha é uma alimento que podemos plantar facilmente em casa.

Cultivar esse saboroso tempero, você irá precisar de uma terra rica em matéria orgânica (compostagem) e bem drenado.

É uma planta rústica que se adapta, também em solos mais arenosos.

O cultivo pode ser da própria cebola brotada, por divisão de touceiras de uma planta adulta ou por sementes.

A rega deve ser frequente porém não deixe o vaso ou a jardineira encharcada.

Escolha o melhor espaço

A horta pode ser feita em qualquer cantinho da sua casa. O ideal que você escolha um local que tenha iluminação natural para começar a fazer sua horta. O ideal é que a horta receba luz do sol entre 2 a 4 horas para crescer saudável.

Crie seu espaço verde com muito carinho 🌿🌱🍃

Espero que tenham gostado desse artigo feito para quem ama natureza, aromas e sabores🌱👩‍🍳👨‍🍳🌱

Um forte abraço 😊



Sou Raquel, criadora do Carpe Diem blog e conteúdo digital, professora, produtora rural, e apaixonada em cultivar horto-botânica.
Publicidade

2 comentários em “COMO FAZER UMA MINI HORTA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s